quarta-feira, 1 de junho de 2011

Alimente-se bem. Você também vai sentir a diferença!

A alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. Comer bem e de forma equilibrada faz com que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente.

Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas e funcionam associadamente.

A orientação sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada, muitas vezes se torna difícil e impraticável para a maioria das pessoas. Por causa disso, estudos foram desenvolvidos para encontrar a melhor maneira de informar como deve ser composta a sua alimentação.

A distribuição dos alimentos na pirâmide alimentar foi adotada pelo Departamento de Agricultura do Estados Unidos (USDA) em 1992, depois de se verificar que esse tipo de apresentação é a de mais fácil compreensão e aceitação.

As principais metas da pirâmide alimentar são obter o consumo variado de alimentos, ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. A adoção da pirâmide alimentar se propõe a mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes da população utilizando seus alimentos habituais, tornando-a, assim, prática e flexível.
 

Na base da pirâmide encontram-se os alimentos que devem estar presentes em maior quantidade na alimentação. Na medida que for subindo os níveis da pirâmide, a frequência ou quantidades dos alimentos devem ser restringidos nas refeições.

A prática de exercícios físicos é recomendada visando a perda ou manutenção do peso adequado como também, a prevenção de doenças entre elas, as cardiovasculares, diabete, hipertensão e osteoporose.

E nunca se esqueça, beba muita água!

Nenhum comentário:

Postar um comentário